Arduino Uno R3





Microcontrolador ATmega328P ( Download do DataSheet )
Tensão de Operação 5V
Tensão de Entrada (recommendado) 7-12V
Tensão de Entrada (limite) 6-20V
Pinos Digitais 19
Pinos de PWM 6
Pinos de Entrada Analógica 6
Corrente nos Pinos Digitais 20 mA Continuo
Corrente nos Pino de 3.3V 50 mA Continuo
Memoria Flash 32 KB *of which 0.5 KB used by bootloader
SRAM 2 KB
EEPROM 1 KB
Clock 16 MHz
Led Incluso Pino nº 13
Comprimento 68.6 mm
Lergura 53.4 mm
Peso 25 g

Programação


O Arduino / Genuino Uno pode ser programado com o Arduino Software (IDE). Download da IDE
Selecione "Arduino / Genuino Uno no menu [Ferramentas] > [Placa] (de acordo com o microcontrolador em sua placa).
O ATmega328 no Arduino / Genuino Uno vem pré-programado com um bootloader que lhe permite carregar novo código para ele sem o uso de um programador de hardware externo. Você também pode ignorar o bootloader e programar o microcontrolador através do cabeçalho ICSP (In-Circuit Serial Programming) usando Arduino ISP ou similar;

Avisos

O Arduino / Genuino Uno tem um fusível reinicializável que protege as portas USB do seu computador de curto circuitos e sobrecargas. Se mais de 500 mA for aplicado à porta USB, o fusível romperá automaticamente até que o curto ou a sobrecarga seja resolvido.

Alimentação

A placa Arduino / Genuino Uno pode ser alimentada através da conexão USB ou com uma fonte de alimentação externa. A fonte de energia é selecionada automaticamente.
A placa pode operar em uma fonte externa de 6 a 20 volts. Se fornecido com menos de 7V, no entanto, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts ea placa pode ficar instável. Se usar mais de 12V, o regulador de tensão pode superaquecer e danificar a placa. A faixa recomendada é de 7 a 12 volts.

Os pinos de alimentação são os seguintes:

·         Vin – Poderá acessar a tensão fornecida por uma fonte externa através desse pino. Por exemplo se alimentar a placa com uma fonte de 12v esse pino terá 12v.

·         5V Este pino fornece 5V através de um regulador de tensão. O fornecimento da tensão regulada pode ser dada através da fonte externa e pino Vin com uma tensão entre 7 e 12 volts, e pela entra USB com 5 V, não é recomendado alimentar a placa com 5v através deste pino pois poderá danificar a sua placa.

·        3V3 Este pino fornece 3,3V através de um regulador de tensão. com consumo máximo de corrente de 50 mA. não é recomendado alimentar a placa com 5v através deste pino pois poderá danificar a sua placa.

·         GND – Pinos de aterramento.

·    IOREF Este pino fornece a referência de tensão qual o microcontrolador opera. Um Shield configurado corretamente pode ler a tensão do pino IOREF e selecionar a fonte de alimentação apropriada ou habilitar os tradutores de tensão nas saídas para trabalhar com o 5V ou 3.3V.

Pino de e Entrada e saída

Pinos Digitais

Cada um dos 19 pinos digitais, do pino 0  ao 13 e mais os 6 pinos analógicos que podem ser configurados como digital, qual podem ser configurados como entrada ou saída, usando as funções pinMode (), digitalWrite () e digitalRead (). Eles operam a 5 volts. Cada pino pode fornecer ou receber 20 mA como condição de operação recomendada e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50k ohm. Um máximo de 40mA é o valor que não deve ser excedido em qualquer pino de E / S para evitar danos permanentes ao microcontrolador.

Funções especializadas:

Serial – Pinos 0 (RX) e 1 (TX). Usado para receber (RX) e transmitir (TX) dados em série TTL. Esses pinos são conectados aos pinos correspondentes do chip ATmega8U2 USB-to-TTL Serial.

Interruptores – Pinos 2 e 3. Estes pinos podem ser configurados para disparar uma interrupção.  Consulte a função attachInterrupt () para mais detalhes.

PWM – Pinos 3, 5, 6, 9, 10 e 11. Forneça saída PWM de 8 bits com a função analogWrite ().

SPI – Pinos 10 (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO), 13 (SCK). Esses pinos suportam comunicação SPI usando a biblioteca SPI.

LED – Pinos13. Há um built-in LED accionado por pino digital 13. Quando o pino é valor HIGH, o LED está ligado, quando o pino é LOW, ele está desligado.

TWI – pinos SDA ( A4 e acima do AREF ), SCL ( A5 ou acima do SDA). Suporte a comunicação TWI usando a biblioteca Wire.

Sem Função - Acima do IOREF existe um pino que não é conectado a nada.


Pinos Analógicos


O Uno tem 6 entradas analógicas, rotuladas de A0 a A5, cada uma das quais fornece 10 bits de resolução (ou seja, 1024 valores diferentes). Por padrão, eles medem de terra para 5 volts, embora seja possível alterar a extremidade superior de seu intervalo usando o pino AREF e a função analogReference ().

Há um par de outros pinos na placa:

AREF – Muda a tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference (),  assim altera-se os 5v para a tensão que desejar, já que alguns módulos/shields/sensores trabalham com menos de 5v, ajustando a resolução máxima para a tensão de trabalho deles maximizando a escala de leitura.


Reset – Coloque este pino em LOW para reiniciar o microcontrolador. Usado tipicamente para adicionar um botão de reset externo.

Perguntas, Duvidas ?
Comente abaixo,




Autor: Guilherme Zucco
Conheça nosso site zuch.co





Referências:
1 - https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardUno


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sensor de Temperatura e Umidade do Ar DHT22 ( AM2302 ) no Arduino

Sensor de Temperatura LM35 no Arduino - sem biblioteca

Sensor de Temperatura LM35 no Arduino - com biblioteca